Imagem em destaque do post
Imagem em destaque do post
Imagem em destaque do post

Conheça as principais modalidades de pagamento imobiliário

07/03/2022

Escolha do imovel ideal

Lauren Sales   |    Mar 2022

 

Por se tratar de um investimento de alto valor e a longo prazo, a compra de imóveis costuma trazer muitas dúvidas e desafios para quem está à procura de um novo lar, sendo importante conhecer todas as possibilidades de pagamento para que se escolha a que cumpre melhor as suas expectativas e cabe melhor no seu orçamento.

O primeiro passo é sempre verificar as despesas pessoais e familiares, garantindo que se trata do melhor momento para realizar esse tipo de investimento, comprovando a compatibilidade de sua receita e gastos e definindo o orçamento disponível para a compra, sempre se atentando às taxas e impostos envolvidos nas transações imobiliárias. Analise a taxa SELIC e o preço do m² da região escolhida e não se esqueça de pesquisar com calma as opções de imóveis disponíveis que atendem às suas necessidades.

As principais modalidades de pagamento imobiliário no mercado brasileiro atualmente são:

 

  • À vista: o pagamento é feito de forma integral ao vendedor ao assinar o contrato de compra do imóvel ou ao assinar a escritura pública.

 

  • Parcelamento direto com o proprietário: o tempo de pagamento, assim como o valor da entrada, pode variar de alguns meses a anos dependendo do interesse do vendedor.

 

  • Financiamento bancário: a facilidade na aquisição de crédito, possibilidade de usar o saldo do FGTS e as condições facilitadas, assim como a maior segurança ao realizar transações de alto valor ajudaram essa modalidade a se tornar uma das mais utilizadas atualmente. Vale lembrar que é sempre possível diminuir a incidência de juros ao amortizar as parcelas futuras.

 

  • Permuta: Essa é uma alternativa de pagamento de imóveis em que as partes envolvidas trocam bens simultaneamente. Nela os valores não precisam ser equivalentes desde que seja realizada compensação financeira do valor restante de acordo com as condições estabelecidas no contrato.

 

Antes de assinar o contrato sempre analise com cuidado toda a documentação do imóvel, seu memorial descritivo e peça ao proprietário uma cópia das certidões negativas referentes ao imóvel para evitar frustrações futuras.

Veja mais